quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Projeções

Eu estou apostando em um crescimento positivo no quarto trimestre, e aposto que vai furar (positivamente) as expectativas dos analistas que estão em torno de (-0,5;+0,5). Eu apostaria que apesar do setor de veículos ter desacelerado, o setor de bens de consumo vai levantar um pouco o crescimento, graças ao natal, e anular muito dessa quase recessão do último trimestre, enquanto a maioria dos países da Europa, mais EUA, devem amargar uma recessão nesse período.

Já no ano de 2009, acredito que o carry over de 2008 arrasta um crescimento maior que 2%, eu apostaria em pelo menos 2,5%. E o dólar que atrapalhava um pouco, está ajudando todo mundo fora dos EUA. Aliás, é engraçado como eles estão segurando a Conta Corrente por causa da crise, e a Conta de Capitais por causa da insegurança. Mas até que ponto o mundo vai financiar o Tesouro americano?

Mas espero um 2009 com uma saída de crise, mas sem a superação dela. Aliás, a China será capaz de puxar o crescimento de 2009, crescendo a mais de 7%?

Nenhum comentário: