quinta-feira, 6 de novembro de 2008

A Pergunta é: O dólar vai cair ou não?

Estreando a minha participação nesse blog, respondo a uma pergunta que um antigo amigo do Colégio Naval enviou para a rede da Turma:

A Pergunta é: O dólar vai cair ou não?


É grande a chance de isso ocorrer, mas tem vários fatores envolvidos. Eu apostaria que sim, mas não seria capaz de dizer quando.


Os EUA tem que fazer um ajuste no deficit em conta corrente (saldo de exportações de bens e serviços), não sei até quando a conta de capitais (empréstimos e financiamentos) vai aguentar, ainda mais com a tendência de menor aumento por lá em relação ao resto do mundo, relativo à Ásia e África, principalmente. Mas não vai poder fazer esse ajuste em relação à Europa, que tem crescido menos. Com os menores empréstimos por parte dos bancos privados e diminuição na riqueza acumulada (perda de valor dos imóveis e diminuição da capacidade de tomar empréstimos), a renda americana vai cair, diminuindo o consumo interno. Esse seria um fator de ajuste na conta de corrente. Mas só ele não vai ser suficiente para diminuir o déficit americano, a não ser que a diminuição do consumo seja muito intensa.


De qualquer maneira, com o atual cenário de estagnação e recessão moderada a leve, não acredito que vá haver muita quebradeira, e a redução no consumo é uma incógnita. Mas iniciado 2009, lá pra março, abril, já com um novo presidente e o anúncio de novas medidas, vai ficar mais fácil definir o que vai acontecer com o dólar.


Mas é só uma opinião, eu não apostaria dinheiro contra o dólar, ainda mais sem saber quando ele vai cair. Mas se for só pra fazer compras, esperem até julho, pode ser uma boa. Aliás, tem um livro clássico que fala desses ajustes entre moedas, o "Globalização do Capital) do Barry Eichgreeen. Pra quem se interessar...

3 comentários:

Eloy Neto disse...

Excelente postagem de estréia!!!
Parabéns !!!

Seja bem-vindo, nosso economista oficial do Blog!!!

Abraço Paivão

Gil Carvalho disse...

meu personal financist disse que sim , que até o fim do ano estará 1,90 mas pra ter certeza temos que perguntar pro Soros ou pro turco Nahaz ou mesmo pro Thomas Green Norton até porque com o Obama no volante tudo pode acontecer...

Felipe Paivão disse...

Eu não apostaria em 1,90 até 31 de dezembro.

Mas até 31 de junho eu não apostaria contra o real, contrariando o mercado e os exportadores, que não estão repatriando mais de 40% do que recebem lá fora. É devido à crise, que está limitando os empréstimos e tornando desvantajosa a renegociação e rolagem de crédito.