quinta-feira, 7 de agosto de 2008

PIT STOP


Um erro comum dos investidores em bolhas é acreditar que os preços sempre irão subir. A idéia de que o crescimento global daria suporte aos preços dos produtos básicos assemelha-se a outras hipóteses enganosas, como a que levou investidores a acreditarem na característica acíclica das empresas de tecnologia, pertencentes à então chamada Nova Economia, antes do estouro da bolha no fim da década de 1990.

A expectativa por preços sempre crescentes repetiu-se nos mercados imobiliário e de crédito antes da crise do subprime, assim como havia ocorrido na Inglaterra durante o século XVIII com as ações da empresa South Sea, em esquema marcado por fraudes, mas caracterizado pela mesma crença das massas em relação aos preços de seus ativos.

Para Levkovitch, as características de uma bolha nos mercados de commodities e energia tornam-se mais óbvias com a redução da demanda global, mesmo em face de constrangimentos em relação à oferta de muitos produtos.

Preferindo neste momento papéis do setor financeiro a ações de grupos industriais e outros ligados aos setores de construção civil, energia e commodities, o analista afirma que historicamente os mercados acionários tendem a fortalecer-se após os preços do petróleo atingirem seu pico, algo que possivelmente ocorreu no mês de junho.


Nenhum comentário: