quinta-feira, 12 de junho de 2014

TSA PRE-CHECK: MITOS E VERDADES



Meus amigos, tenho recebido muitos emails pedindo explicação sobre o Programa TSA - PRECHECK, que é uma ferramenta importantíssima para qualquer viajante, e não somente o frequente. O Precheck foi estabelecido no início do ano passado pela TSA, a Agência de Segurança dos Transportes dos EUA, com base em identificar pessoas com baixo risco, e em função disso, elas teriam um relaxamento de vez em quando ao passar na segurança, mas não confundam relaxamento com falta de segurança. No Pre-check você passa pelo Raio-X, porém é permitido passar com os sapatos e cinto, e não existe a necessidade de tirar o Laptop da mochila, porém qualquer outro eletrônico pesado (X-Box, PS4, PCs, etc) são necessários passar somente os mesmos nas bandejas. Atualmente o programa é pago nos EUA, e é garantido para quem pagou pelo mesmo, porém é necessário ser cidadão americano para poder fazer parte ao custo de 75 dólares por ano. Já os estrangeiros, apesar de não poderem pagar, recebem o Pre-Check de forma aleatória e gratuita, podendo utilizar sim essa ferramente, e NÃO é necessário ser viajante frequente para receber a chancela da TSA. Dizer que somente os passageiros frequentes recebem o Pre-Check não é mito, e sim mentira. Por ser aleatório, existem mais chances de você receber a autorização para o relaxamento na segurança, e eu vou dizer aqui como melhorar suas chances para que você possa conseguir a aprovação na sua próxima viagem. Para isso é necessário que todo seu cadastro junto a cia aérea que você esteja viajando esteja em dia, e que você marque a opção de participar do Pre-check no seu perfil online. Todas as maiores cias aéreas tem essa opção em sua página de perfil do programa de fidelidade. Estou colocando aqui o exemplo da American Airlines, a mais utilizada para os EUA pelo Brasil. Vá no seu cadastro do AAdvantage, mas lembre-se, é preciso selecionar a página americana, caso você entre no AAdvantage Brasil essa opção NÃO irá aparecer. Dentro do seu cadastro clique em "Personal Information and Password", e lá preencha todos os dados do seu passaporte, e em seguida selecione a opção de participar do programa de Checagem Expressa da Segurança da TSA como você pode visualizar na figura abaixo. Pronto! Com isso, será quase certo que você consiga habilitação para o Pre-Check na sua próxima viagem, porém não é garantido, pois como disse é uma escolha aleatória, sendo que a instrução acima aumenta e muito suas chances, todavia, podem existir passageiros que estão viajando pela primeira vez e nem programa de fidelidade tenham, e consigam o Pre-check, enquanto você que tem tudo pode não conseguir, o que aconteceu comigo na minha última viagem inclusive, pois minha mãe e meu pai, que nem tem cadastro no AAdvantage, pois sempre viajam com minhas milhas, receberam o Pre-check, e eu com cadastro todo completo, Membro Executive Platinum e Concierge Key, não recebi! Inclusive a Agente do CK tentou de tudo no sistema para me colocar no Pre-Check e nada. Logo aproveite esta incrível dica, aumente suas chances, e faça uma Boa Viagem!



*Captura de tela da Página do Programa AAdvantage da American Airlines.

Nenhum comentário: