quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Projeções

Eu estou apostando em um crescimento positivo no quarto trimestre, e aposto que vai furar (positivamente) as expectativas dos analistas que estão em torno de (-0,5;+0,5). Eu apostaria que apesar do setor de veículos ter desacelerado, o setor de bens de consumo vai levantar um pouco o crescimento, graças ao natal, e anular muito dessa quase recessão do último trimestre, enquanto a maioria dos países da Europa, mais EUA, devem amargar uma recessão nesse período.

Já no ano de 2009, acredito que o carry over de 2008 arrasta um crescimento maior que 2%, eu apostaria em pelo menos 2,5%. E o dólar que atrapalhava um pouco, está ajudando todo mundo fora dos EUA. Aliás, é engraçado como eles estão segurando a Conta Corrente por causa da crise, e a Conta de Capitais por causa da insegurança. Mas até que ponto o mundo vai financiar o Tesouro americano?

Mas espero um 2009 com uma saída de crise, mas sem a superação dela. Aliás, a China será capaz de puxar o crescimento de 2009, crescendo a mais de 7%?

Quase brasileiro

terça-feira, 11 de novembro de 2008

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

A Pergunta é: O dólar vai cair ou não?

Estreando a minha participação nesse blog, respondo a uma pergunta que um antigo amigo do Colégio Naval enviou para a rede da Turma:

A Pergunta é: O dólar vai cair ou não?


É grande a chance de isso ocorrer, mas tem vários fatores envolvidos. Eu apostaria que sim, mas não seria capaz de dizer quando.


Os EUA tem que fazer um ajuste no deficit em conta corrente (saldo de exportações de bens e serviços), não sei até quando a conta de capitais (empréstimos e financiamentos) vai aguentar, ainda mais com a tendência de menor aumento por lá em relação ao resto do mundo, relativo à Ásia e África, principalmente. Mas não vai poder fazer esse ajuste em relação à Europa, que tem crescido menos. Com os menores empréstimos por parte dos bancos privados e diminuição na riqueza acumulada (perda de valor dos imóveis e diminuição da capacidade de tomar empréstimos), a renda americana vai cair, diminuindo o consumo interno. Esse seria um fator de ajuste na conta de corrente. Mas só ele não vai ser suficiente para diminuir o déficit americano, a não ser que a diminuição do consumo seja muito intensa.


De qualquer maneira, com o atual cenário de estagnação e recessão moderada a leve, não acredito que vá haver muita quebradeira, e a redução no consumo é uma incógnita. Mas iniciado 2009, lá pra março, abril, já com um novo presidente e o anúncio de novas medidas, vai ficar mais fácil definir o que vai acontecer com o dólar.


Mas é só uma opinião, eu não apostaria dinheiro contra o dólar, ainda mais sem saber quando ele vai cair. Mas se for só pra fazer compras, esperem até julho, pode ser uma boa. Aliás, tem um livro clássico que fala desses ajustes entre moedas, o "Globalização do Capital) do Barry Eichgreeen. Pra quem se interessar...

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Diálogo do dia

C.S.: Viu só? Não te disse que a bolsa ia cair hoje?

X.: Ainda bem que acreditei em você e zerei todas as minhas posições para evitar mais perdas!


C.S.: Morgan, sua louca!!!!!!!!!!

X.: ???

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Clarividência


Após ter postado minhas análise, recebi muitos e-mails e comentário polêmicos. Os primeiros me xingando de burro, idiota, ignorante, e os segundos me xingando de bruxo, mago, feiticeiro. O mais importante é que até o presente momento estamos com nossas projeções 100% acima do esperado. Quando colocamos aqui que o IBOV iria se valorizar + 15% e a BVMF3 + 22%, foi um cardume de críticas, e desde então, o IBOV se valorizou +38%, enquanto BVMF3 se valorizou +70%. Então depois de muitas críticas e observações cheguei a uma conclusão, tenho o poder da clarividência. Agora, se você acha que isso é bobeira, você está certo porque eu também acho, mas por favor, convenhamos, não é possível ainda que economistas não admitam que minhas análise estejam corretas e sim que sou um vidente. Portanto vou colocar minha última projeção para o IBOV e pararemos por aqui devido ao grande distúrbio de e-mails que estamos recebendo e não gostamos de não responder. Com certeza será polêmica essa previsão, ainda mais porque os economistas discordam em 100% dela!

P.P.: IBOV ULTRAPASSARÁ OS 50 MIL PONTOS ANTES DE 2009!

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Não poderia ser diferente


Mais um dia de alta exatamente como aqui previsto. Quanto mais prejuízo deverão ser derramados para que o pequeno investidor enxergue que estamos no pé de uma reversão? Podem criticar, falar mal, mas é a verdade. Com certeza baixas virão, até fortes, mas dentro da normalidade, parece finalmente que a racionalidade tem voltado aos poucos ao mercado, e a crise tem demonstrado que pode se dissipar mais rápido devido a intervenção dos diversos países. O mais importante de tudo não é se a bolsa vai subir ou descer, mas se arrepender de não ter estado lá quando poderia ou recuperar as perdas ou ganhar mais um lucrinho. Não existem dúvidas de que no próximo ano a Bovespa será a melhor aplicação de todo o ano.

domingo, 2 de novembro de 2008

On the view

Última entrevista com o recente candidato que causou polêmica nos EUA. Nessa entrevista ele admite ter sido um dos mentores da crise de crédito que vem assombrando os mercados financeiros do mundo todo, deguste: